segunda-feira, 21 de junho de 2010

Três Momentos Pedagógicos - 3MP

O projeto desenvolvido foi estruturado segundo os 3MP propostos por Delizoicov e Angotti (1991) e consiste nas seguintes etapas: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento.

No primeiro momento pedagógico do MD, chamado de Problematização Inicial (PI), ocorre à apresentação de questões e/ou situações problema, que permitem mapear as pré-concepções dos alunos, fazê-lo sentir a necessidade de adquirir outros conhecimentos, e desestabilizá-lo quanto as suas convicções sobre o assunto a ser tratado.

O segundo momento, denominado Organização do Conhecimento (OC), visa à sistematização da informação necessária para a compreensão do tema em estudo e da PI. Este momento serve para o aluno perceber a existência de outras visões e explicações para as situações problemas, permitindo compará-las com as suas.

A Aplicação do Conhecimento (AC) tem por objetivo sintetizar o assunto trabalhado, retomar a análise das questões da PI, para verificar as alterações das respostas dos alunos, e aplicar novas situações, que podem ser explicadas pelo mesmo conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário