segunda-feira, 21 de junho de 2010

Organização do Conhecimento - Atividade 1

Organização do Conhecimento – Uso de jogo didático para abordar sobre os tipos de drogas

O objetivo desta aula é estabelecer o que é droga, reconhecer a existência de drogas licitas e ilícitas e, distinguir drogas estimulantes, depressoras e alucinógenas. Para tanto, elaborei um jogo didático (JD), de modo que, os alunos ao jogar deparem-se com questões sobre o tema.
Inicialmente, os alunos dividem-se em 3 grupos. Cada grupo é subdividido em 2, de modo que, fique cerca de 4 a 5 alunos, em cada subgrupo.
O JD foi estruturado segundo as regras do "Passa ou Repassa" e consiste em: cada subgrupo retira uma pergunta de uma caixa e diz "Respondo ou Passo", caso passe a pergunta, o outro grupo deve dizer, "Respondo ou Repasso". Ao retornar a pergunta ao grupo inicial, este pode respondê-la, ou então, não ganha pontos. Os pontos são anotados pelo juiz, que também conferi as respostas.
Cada exemplar do jogo contém 40 cartões-pergunta, uma cartela para anotação das respostas dos subgrupos e um cartão com as respostas. Todo o jogo é elaborado com material de baixo custo: impressão das respostas e tabelas em folha ofício, caixas de leite e papel contact transparente.
Após o jogo, realizasse uma exposição sobre o tema baseada no que os alunos aprenderam jogando. Para sintetizar, é interessante entregar uma folha com todo o conteúdo trabalhado e discutido com o JD.

Fotos do material do jogo didático
Exemplos de questões que podem compor o jogo didático





Extrato da tabela com o gabarito das questões – Esta fica com o juiz (aluno)




Extrato da tabela onde o juiz anota os pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário