Aplicação do Conhecimento – Construção de um Mapa Conceitual
O professor deve pedir que os alunos se organizem em grupos de 4 a 5. Distribuirá uma folha com palavras e frases sobre drogas, trabalhadas no decorrer do módulo. Pede, então, que os alunos recortem e organizem as palavras e frases em uma cartolina, na forma de um mapa conceitual. Para verificar se os alunos compreenderam o que é droga, o professor pode devolver a cada aluno, o rótulo que ele pegou na primeira atividade (Problematização Inicial) e colocou o nome. Solicitar, então, que cada aluno organize o seu rótulo no mapa, relacionando com as palavras ou frases. Assim, cada mapa criado terá de 4 a cinco rótulos relacionados as palavras.
Após, a organização da disposição das palavras, frases e rótulos, o professor deve pedir que eles façam a colagem dos mesmos.
Exemplos de palavras e frases que podem ser pedidas aos alunos:
Pessoas sob o efeito desse tipo de droga tornam-se sonolentas, lerdas, desatentas e desconcentra-das | Esse tipo de droga causa aumento da atenção, aceleração do pensamento e euforia. Seus usuários tornam-se mais ativos, 'ligados' | Qualquer substância, natural ou sintética que introduzida no organismo modifica suas funções. | Quando o consumo se mostra compulsivo e a intensidade é capaz de ocasionar problemas sociais, físicos e ou psicológicos. | Possuem permissão do Estado para serem comercializa-das e consumidas |
Dependência | São fabricadas em laboratório | Droga ilícita | Tranquilizantes | Remédios para emagrecer |
Nicotina | Xaropes | Refrigerante | Maconha | Droga licita |
Drogas perturbadoras | Cigarro | Drogas alucinógenas | Droga Natural | Crack |
Chocolate | Droga | Anabolizantes | Energéticos | Droga sintética |
São drogas totalmente obtidas em laboratório, sem a necessida-de de precursores naturais. | São aquelas drogas extraídas de uma fonte exclusivamente natural, em geral de plantas. | Não existem drogas desse tipo usadas como remédio, tampouco podem ser usadas legalmente. | São drogas obtidas em laboratório, a partir de uma matriz natural. | Estas drogas causam alucinação ou ilusão, geralmente de natureza visual. |
Essas drogas apresentam um efeito depressor, principalmente quando combinadas com o álcool. | vontade incontrolável de sentir os efeitos de "prazer" que a droga provoca | Segundo a lei, não podem ser consumidas e muito menos comercializadas | Remédios para dormir. | É a intoxicação por drogas em quantidade maior à que o nosso organismo pôde suportar. |
Droga Semi-sintética | Síndrome de abstinência | Drogas estimulantes | Cafeína | Overdose |
fissura | tolerância | Droga estimulante | Droga perturbadora | Via pulmonar |
Os efeitos aparecem muito mais rapidamente, por esta via de administração | Conjunto de sintomas que surgem quando o dependente fica temporariamen-te sem usar a droga | Causa euforia, desinibição e maior facilidade para falar | Causa prejuízo no raciocínio, alucinações e delírios | A pessoa tende a consumir doses cada vez maiores para sentir os mesmos efeitos que antes eram produzidos por doses menores |
Exemplos de mapas conceituais produzidos pelos alunos
Esta atividade também pode ser realizada através do software CMap Tools (Mapas Conceituais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário