segunda-feira, 21 de junho de 2010

Justificativa de escolha do tema!

Quanto ao tema escolhido, achei interessante dado que normalmente, quando abordamos drogas nas escolas, este tema é muito amplo, pode abrir leques para várias interpretações ou mesmo várias brechas para questionamentos contraditórios. Muitos professores quando abordam este conteúdo em sala de aula, citam apenas os tipos de drogas, com ênfase, nas de mais efeitos (maconha, crack, loló, etc). Ou então, muitos docentes ao definirem drogas afastam-se do conceito científico, associado-as principalmente aos malefícios causados por estas substâncias (ARAÚJO, 2003). Além disso, nos último ano, a mídia, peculiarmente, a RBSTV do Rio Grande do Sul tem realizado várias campanhas publicitárias com o lema "Drogas, nem pensar!". Isto se deve, em especial, ao aumento de consumidores de crack.

Partindo das considerações acima citadas e do pressuposto de que a questão das drogas a nível de ensino fundamental, deve ser ensinada de forma especifica e direcionada, resolvi trabalhar o tema drogas, procurando problematizar o que se compreende por droga: O que é droga? Será que todas as drogas fazem mal? Que tipos de drogas conhecemos?


ARAÚJO, C. et.al. Conhecimento de um grupo de professores de ensino Fundamental e médio sobre drogas psicotrópicas. Atas...Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, IV, Florianóplis, 2003.

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